sexta-feira, 21 de junho de 2013

#Protestomaterno

Diante de tantas manifestações, o Blog Palpites de Mãe se une ao movimento Protesto Materno para reivindicar por um país melhor para os nossos bebês. Quem tem filho pequeno sabe como às vezes é difícil conseguir sair às ruas para fazer o que quer que seja, quanto mais para se manifestar. Mas se não podemos nor unir fisicamente neste momento aos milhares de brasileiros que têm protestado nos últimos dias, queremos dar nossa contribuição virtual.
É claro que não é por R$ 0,20!!! Nosso grito de protesto é um grito de BASTA, CHEGA! Chega de corrupção; de aumentos e cobranças abusivas; de desvio de verbas públicas; de leis e projetos de lei infames como a PEC 37, que quer retirar do Ministério Público o poder de fazer investigações criminais... Os brasileiros estão cansados de serem enganados e governados por quem só está no poder em benefício próprio.
O mais incrível é que agora podemos perceber que todos nós estávamos cultivando o mesmo sentimento, de revolta e indignação com a roubalheira e com o descaso público, e não é de hoje. Mas parece que estava faltando uma força maior que nos unisse e nos levasse a tomar uma atitude. Talvez estivéssemos mesmo, a bem da verdade, acomodados; quase "doutrinados" com a ideia de que o Brasil não tinha jeito ou, melhor, tinha apenas o tal "jeitinho brasileiro", termo que nos remete à "maracutaia", "gambiarra", "falcatrua", e por aí vai... Mas eis que veio a "gota d'água", extrapolaram a paciência do brasileiro, visto sempre como um povo amistoso, sorridente, e que só se preocupava com carnaval e futebol. E o que importa é que impulsionados por essa "gota" que transbordou o copo, os brasileiros resolveram virar a mesa, "chutar o balde", como se diz, e exigir os seus direitos.
Protesto que já começa a surtir efeitos com o recuo no aumento da tarifa do ônibus em alguns estados e com a tomada de consciência das autoridades que já perceberam que o povo quer mudanças na forma como o país é administrado, e prá ontem! Sim, o "gigante acordou" e nada mais será como antes. É emocionante perceber essa reviravolta, perceber que os brasileiros querem sim melhorar a sua Pátria Amada.
O quê, no entanto, me entristece, são os atos de vandalismo e excessos que têm ocorrido. Violência e depredação não devem fazer parte deste movimento. Nossa luta deve ser pacífica para que realmente possa surtir o efeito desejado. Violência só gera mais violência, e este, definitivamente, não é o caminho!!!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Retomada para Protesto!!!

Olá, famílias! Ainda estamos em processo de reformulação do Palpites de Mãe, mas diante de todas as manifestações que estão ocorrendo pelo país, não poderíamos ficar de fora. Por isso, nessa sexta-feira (21), vamos nos juntar a outras mães blogueiras no protesto virtual em apoio aos protestos. A seguir, compartilho o texto de Camila Lafratta, publicado no site Bebe.com.br:

Protesto Materno: mães demonstram apoio na web a manifestações

Por Camila Lafratta
 
Nessa sexta-feira (21), às 10h, mais de 160 mães blogueiras participarão de um protesto virtual em apoio às manifestações que vêm tomando todo o país. Além de postarem em seus blogs suas opiniões e ideias a respeito da movimentação nas ruas, também será realizado um “twittaço” para todos que desejarem participar, sob a hashtag #protestomaterno (que já está circulando por aí para divulgar o evento, com centenas de mães conectadas envolvidas).
O Protesto Materno surgiu da vontade dessas mães que querem participar de alguma forma, mas não podem ou não se sentem confortáveis em ir às ruas por causa de seus pequenos. A ideia começou com a jornalista Beatriz Zogaib, autora do blog Mãe da Cabeça aos Pés, mas ela faz questão de afirmar que não há nenhuma espécie de liderança ou autoridade: “O movimento é coletivo. Eu só levantei a questão num grupo (do Facebook) e a ideia foi abraçada. Eu estava me sentindo impotente e muitas outras mães também”, explica ela. Foi o estopim para que a mobilização ocorresse.

 

“Quisemos fazer algo que todas poderiam abraçar”, diz Beatriz. “A gente fica com receio de sair na rua, mas temos essa vontade de participar de alguma maneira da luta por um lugar melhor para nossos filhos. Estamos tentando fazer a nossa parte”.
Algumas outras blogueiras que participam do protesto são Loreta Berezutchi (Bagagem de Mãe), Luisa Aranha (Mamãe Neura), Renata Montenegro (Mulher Vitrola), Cris Guimarães (Eu, Eu Mesma e a Outra) e Viviane Pereira (Mãe Digital).
Para saber mais informações, confira a fan page do evento.

(link do texto: http://bebe.abril.com.br/blogs/ultimas-do-bebe/2013/06/20/protesto-materno-maes-demonstram-apoio-na-web-a-manifestacoes/)

Arquivo do blog