segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cadeirinha + DVD: Uma dupla de sucesso!


Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou que graças à Lei da Cadeirinha, que tornou obrigatório o uso do dispositivo de retenção, houve uma redução de 23% no número de mortes de crianças que estavam sendo transportadas em automóveis (leia a notícia na íntegra no Palpites Plus). Achei a informação realmente formidável! Mas o que nem sempre é tão formidável é a tarefa de colocar uma criança na cadeirinha...
Foto: G.S.Rutkoski
A maioria, dos pequenos de que tenho notícia, gosta muito de andar de carro e não tem maiores problemas em sentar no acessório. Mas aqui em casa nem sempre foi assim... E é para os pais de crianças com uma certa aversão à cadeirinha que escrevo dessa vez.
A Raphaela, minha filha, tinha até pouco tempo verdadeira aversão a sentar na cadeirinha. Algumas poucas vezes ela até ia numa boa ouvindo um CD ou até com a mamãe fazendo um acústico e chegava a dormir como na foto. Mas outras vezes, quase sempre, era só se aproximar do carro para começar o berreiro! Esperneava que nem um gato, arqueando o corpo todo como numa tentativa desesperada de não ser submetida às “amarras” da cadeirinha.
E, engana-se quem pensa que durante a viagem ela sossegava. Mesmo com o carro em movimento ela ia renando o tempo todo, agarrada à minha orelha (é ela tem essa cisma de segurar uma orelha para dormir ou em situações de desconforto, rsss...). E não havia Cristo, CD, cantoria, conversa, cosquinhas ou macaquices que dessem jeito. Podia parar por uns instantes, mas logo voltava ao seu lamurio. Uma verdadeira saga cinematográfica (dramática, né?!). Chegamos a pensar que o problema fosse o modelo da cadeirinha em si, mas ela já passou por um bebê conforto e mais recentemente passou a usar três cadeirinhas diferentes (uma no nosso carro, outra no carro dos avós maternos e uma terceira no carro dos avós paternos); e com todas elas o drama se repetia.
Imagem Midi Japan
Mas eis que no último dia das Crianças resolvemos dar a ela (e a nós também) um DVD portátil com suporte para carro. Ele vem com uma mochilinha que acoplamos ao encosto do banco da frente permitindo a visualização por quem está no banco de trás do carro. Bom, só sei dizer que a operação “passeio de carro” se transformou da água para o vinho! Na primeira viagem com o DVD ela ainda deu umas renadas e chegamos a acreditar que o investimento havia sido em vão. Mas agora ela já entra no carro toda faceira apontando e pedindo para ligarmos o DVD. E mais, faz o trajeto todo super entretida, às vezes até “dançando” e batendo palmas; e só quando está muito cansada é que lembra de segurar na minha orelha!
Uma amiga já havia me falado que o DVD portátil era uma maravilha, que a filha dela (quatro meses mais velha que a Raphinha) viaja super tranquila assitindo à telinha; mas estávamos com tantos gastos que não dava para comprar na época. Agora os preços caíam bastante e, fazendo umas economias, conseguimos adquirir o aparelho. Pode parecer supérfluo se pensarmos que antigamente as crianças não precisavam de nada disso... Mas também antigamente as crianças iam bem sossegadas no colo da mãe curtindo o balancinho do carro e não eram obrigadas a sentar em cadeirinhas, não é mesmo?!
Enfim, para quem está enfrentando o mesmo problema aconselho a investir no equipamento (os preços variam bastante dependendo da marca, do tamanho e do modelo). Você não vai se arrepender!!!

Arquivo do blog