segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Escolhendo a Casa de Festas


Quem acompanha o blog sabe que na semana passada comemoramos o 1º aninho da Raphaela, minha filhinha, e já falei aqui sobre como essa data passou rápido para mim e da importância de celebrar esse momento. Mas hoje vou dar algumas dicas de como escolher uma Casa de Festas na hora de fazer uma comemoração para o seu filho, seja de um, dois, três... Não importa quantos anos ele vá fazer, alguns itens são indispensáveis neste tipo de estabelecimento e compartilho com você aqui para que fique mais fácil na hora de contratar o serviço e a festa seja do jeito que você imaginou. Acredite, apesar de essa ser a primeira festa da Raphinha, tenho um sobrinho, e afilhado, de 4 anos e uma sobrinha de 9, o que me dá bastante conhecimento de causa para falar sobre o assunto.
Antes de mais nada, você precisa fazer um levantamento do número de convidados. Alguns espaços comportam no máximo 50 pessoas, o que limita muito para quem tem família grande e/ou muitos amigos. Portanto, o primeiro passo é saber quantas pessoas vai convidar e a partir daí, fechando o foco em Casas que comportem o seu número de convidados, você pode começar a procurar o lugar ideal. E pode parecer exagero, mas se não quer correr o risco de ter que pegar qualquer Casa só porque é a única que tem a data que você quer, faça isso com pelo menos sete meses de antecedência ou mais!
Um bom termômetro para começar é conversar com quem você conhece que já fez festa neste tipo de Casa. A indicação de uma pessoa em quem você confia vale muito, mas um detalhe que você precisa levar em conta nessa hora é o fator tempo. Se já faz muito tempo que essa pessoa fez a festa no tal lugar é melhor averiguar. Alguns estabelecimentos conquistaram clientes no mercado oferecendo bons serviços no início, mas com o passar do tempo ficaram só no nome e “perderam a mão do negócio”, não se atualizaram, os brinquedos  ficaram sucateados e o atendimento perdeu a qualidade; o preço, porém, permaneceu o mesmo ou triplicou!
E aí está outro item importante para ser avaliado. Nem sempre a regra do “se é caro é porque é bom” é válida. E em se tratando de Casa de Festas a regra não é diferente. Pesquise e compare os preços de acordo com os serviços oferecidos. Alguns locais oferecem pacotes com desconto para um número X de convidados que acaba compensando se você for colocar na ponta do lápis. Mas independentemente do estabelecimento oferecer ou não um pacote promocional, o que importa é buscar um preço justo e que caiba no seu orçamento!
E se estamos falando de festa infantil o próximo item e, com certeza, o mais importante a se considerar é o bem estar da criançada. É importante que a Casa disponha de um espaço adequado onde o bebê possa, no mínimo, ser trocado. A Casa onde fizemos a festa da Raphinha* tinha inclusive um quarto preparado e equipado com poltrona de amamentação; microondas para as mamães aquecerem as papinhas; trocador com lenços umedecidos e álcool em gel à disposição; berço e até uma bicama. Foi perfeito, nossa princesa usufrui de tudo e tirou até uma sonequinha revigorante depois dos Parabéns.
Ainda pensando nos pequenos, outro fator importante a ser considerado são os brinquedos oferecidos e onde eles ficam. Novos ou semi-novos, o ideal é que estejam em ótimo estado e que fiquem todos no mesmo andar onde acontece a festa. Quem é mãe quer estar por perto e ainda que a criança seja maiorzinha sempre é bom ficar de olho. Por isso quando a Casas coloca os brinquedos em um outro piso acaba isolando os pais que precisam acompanhar os filhos nas brincadeiras. Fora a qualidade e a localização, confira também a variedade. Além de brinquedos próprios para distrair os menores no quarto que citei anteriormente, a Casa que contratamos oferecia um playground “irado” (usando o linguajar dos pequenos que estiveram na festa) com grama sintética e diversos brinquedos para todas as idades: kid play com 4 metros de altura, tobogã, video games (WII, Playstation III), piscina de bolinha, cama elástica, casinha de boneca, pebolim, air boy, tacobol adulto, navio pirata, balanços e até uma área baby com um playground e tatames especiais para os pequeninos. Sem falar no camarim de fantasias que agradou a todos, e até os mais velhos se divertiram.
Outros fatores importantíssimos a serem observados são o cardápio oferecido e a equipe de profissionais. De nada adianta salgadinhos e docinhos de qualidade, crepe, hambúrguer, gelatina, pipoca e cachorro quente se não tiver gente suficiente para servir e repor as mesas. Quanto às bebidas além de água e refrigerante, não esqueça de perguntar se a Casa oferece sucos e, se quiser oferecer aos convidados, bebidas alcoólicas. Normalmente eles não oferecem, mas deixam a critério dos pais se quiserem levar. A única objeção é quanto à cerveja em garrafas de vidro para evitar acidentes, mas as de latinha são liberadas.
Dependendo do número de crianças, uma recreadora também é muito importante para entreter e ajudar a “controlar” a garotada. Ainda na lista de itens que você deve observar, vale incluir facilidade de estacionamento (os convidados agradecem!) e opções flexíveis de decoração, sem economia de balão.
Foto: Raphael Rutkoski
A princípio havia contratado a decoração de “ursos rosa com marrom” para a festa da Raphinha. Um estilo provençal de decoração que está super na moda e que fica muito bonito. Mas em abril a filha de uma amiga também fez um aninho e a festa tinha a mesma decoração. Por isso resolvi mudar e a dona da Casa de Festas foi super atenciosa. Ela me mandou as fotos de uma outra opção de decoração que havia acabado de criar chamada “ursa floral” nas cores rosa, branco e verde. Eu até gostei, mas lembrei de uma decoração linda que havia visto bem no início da minha pesquisa por Casas de Festas, com rosa, branco e lilás. Conversei com a proprietária e ela gostou tanto da ideia que fez até roupas especiais para os ursinhos e a festa ficou linda.
Entre as coisas que não são indispensáveis, digamos assim, mas dão todo um charme especial e estão super na moda, podemos citar a mesa de café e a mesa de guloseimas. A primeira faz o maior sucesso com os mais velhos que não dispensam um cafezinho, já a segunda agrada em cheio aos mais novos.
Acredito que observando estes detalhes não vai ter como a festinha do seu bebê não ser um sucesso!!!

*A propósito, a quem interessar possa, o 1º aninho da Raphinha foi na Mabi Festas . Para quem mora na Grande Florianópolis, fica a dica desta Casa que dá um banho de atendimento.

Arquivo do blog