segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Infertilidade


Uma amiga que está tentando engravidar desde o começo do ano veio desabafar que está super preocupada e já está desconfiada de que ela ou o marido não possam ter filhos. Bom, vamos com calma! Muitos fatores precisam ser levados em conta antes de se acreditar nisso. Os especialistas aconselham os casais a considerarem a possibilidade de infertilidade se dentro de um ano tentando o casal não conseguir engravidar. Mas eu mesma posso testemunhar que, às vezes, pode levar um pouco mais do que isso.
Foto: Terezinha Bittencourt
Em 2009 eu e meu marido começamos a pensar em engravidar. O tempo passou... e nada! Aí veio aquela onda de gripe A, quando muitas mulheres grávidas morreram, e resolvemos dar um tempo nas tentativas. Passado o surto, ou pelo menos controlada a situação, resolvemos tentar novamente. Mas sem muita pressão, já que a ansiedade atrapalha bastante nessa hora.
Não é a toa que muitos casais que resolveram adotar uma criança por acharem que não poderiam ter filhos, assim que relaxaram e deixaram de lado a ideia de engravidar acabaram engravidando. No nosso caso, não demorou muito para, depois de tirar a ideia fixa da cabeça, acontecer. E como fiquei sabendo em janeiro de 2011, já havia passado a virada de ano grávida.
É claro que há casos e casos e a infertilidade existe, sim. Mas mesmo que seja esse o seu caso, não se desespere! Para tudo há remédio nessa vida. E é o que você vai ver a seguir num bate-papo com o ginecologista Joji Ueno, doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP e Responsável pelo Setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor da Clínica Gera:

INFERTILIDADE: DEZ PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

A infertilidade é a incapacidade dos órgãos reprodutores de conceber um bebê. Ela é constatada após um ano de tentativas de engravidar sem o uso de métodos contraceptivos, 15% dos casais lidam com o problema, mas não significa que estão impedidos de ter filhos. A dificuldade para gerar um bebê é atribuída a uma série de fatores, mas felizmente, com o tratamento certo, esse problema pode ser solucionado.
De acordo com o ginecologista Joji Ueno (CRM 48.486), após diversas tentativas é indicado que a mulher procure o ginecologista e o homem um urologista para investigar a causa da infertilidade. “A investigação inicia por meio de uma entrevista e exames. No caso da mulher, o médico irá avaliar se existe alguma alteração na produção dos óvulos e no útero. No homem, procura-se identificar problemas em relação à ereção e para ejacular. Um espermograma é solicitado para determinar a quantidade e qualidade dos espermatozóides do homem. Todo esse processo de exame e entrevistas pode ser emocionalmente desgastante para o casal, mas é necessário para descobrir a causa e tratá-la da melhor maneira possível”, explica o ginecologista.
Entendendo a infertilidade – O processo reprodutivo consiste da participação do homem e da mulher, e para que ocorra a gravidez, tudo tem que funcionar perfeitamente. As principais fases do ciclo de concepção são a ovulação, captação do óvulo pela tuba, a fertilização do espermatozóide e a implantação do embrião formado no útero.
“A infertilidade interrompe o processo de concepção e por uma série de problemas, o espermatozóide não consegue fecundar. A suspeita inicial da infertilidade pode ser notada em mulheres com presença de menstruação irregular, síndrome dos ovários policísticos, endometriose ou infecção pélvica. Já os homens que fizeram a vasectomia podem apresentar infertilidade, mas esse processo pode ser revertido e recuperar a fertilidade por meio de uma micro-cirurgia semelhante a vasectomia”, ressalta o médico Dr. Joji Ueno. O ginecologista Dr. Joji Ueno esclarece as principais dúvidas sobre a infertilidade e desvenda os mistérios desse problema que atormenta a vida de muitos casais:

1-Quando o casal deve pensar em infertilidade?
Dr. Joji Ueno: A ausência de gravidez pode ser certificada quando o casal mantém relações sexuais regulares sem uso de método anticoncepcional por um período de 12 meses. Quando a mulher sofre de dois abortos consecutivos, tem mais de 35 anos e encontra dificuldade para engravidar, o casal deve buscar ajuda médica para iniciar uma investigação sobre as causas da infertilidade.

2- O número de casais inférteis cresceu?
Dr. Joji Ueno: Sim. Doenças sexualmente transmissíveis, sexo precoce e fatores ambientes, vêm crescendo entre os casais e aumento a dificuldade em ter filhos.

3- A infertilidade é um problema encontrado somente na mulher?
Dr. Joji Ueno: Não. A infertilidade pode ser diagnosticada no casal em 20%, no homem, 40% e na mulher, 40%.  Por isso, é muito importante diagnosticar a causa da infertilidade. O mesmo fator que provoca a infertilidade natural (com coito), pode provocar falha de implantação (o embrião não adere no útero ou tem abortamentos precoces. Um exemplo disto, é a ocorrência de alterações microscópicas no interior do útero (endometrite), que não aparece no ultrassom ou radiografias. É muito importante, ter em mente que a fertilização in vitro é um tipo de tratamento, mas existem outros eficazes e mais simples. 

4-Qual é a relação de infertilidade e potência sexual?
Dr. Joji Ueno: Não existe nenhuma relação entre ambos. A produção dos espermatozóides e da testosterona é feita de células diferentes no tecido. Logicamente, se o homem não consegue ejacular no local apropriado a gravidez não ocorrerá, o que é extremamente raro. 

5- A idade pode interferir na infertilidade feminina?
Dr. Joji Ueno: Ao contrário dos espermatozóides, os óvulos não se multiplicam. Isso significa que conforme a idade avança os óvulos diminuem e perde qualidade, o que pode ocasionar mais chances de abortamento do que uma gravidez. Existe uma chance maior de a mulher conseguir engravidar antes dos 35 anos do que após os 37 anos. Isto pode variar bastante de mulher para mulher.

6- Quais são os principais tratamentos para tratar a infertilidade?
Dr. Joji Ueno: Os tratamentos podem ser divididos em reprodução humana como relação sexual programada, inseminação intra-uterina e FIV e também em procedimentos cirúrgicos.

7- O tratamento de infertilidade é responsável pela gravidez múltipla?
Dr. Joji Ueno: Não. A maioria dos tratamentos resulta no nascimento de um único bebê. Porém, não podemos descartar a gestação múltipla.

8- A ansiedade de engravidar pode interferir no tratamento?
Dr. Joji Ueno: A ansiedade atrapalha quando ela proporciona um sofrimento ao casal.  A maioria das mulheres que desejam engravidar e apresentam um grau de ansiedade, é provável que elas encontrem alguns problemas no decorrer do tratamento. Procure controlar a ansiedade, faça exercícios físicos regulares, além de, fazer bem para a saúde, eles conseguem amenizar a ansiedade. 

9-  A infertilidade pode ser tratada com o uso de medicamentos?
Dr. Joji Ueno:
Sim. As mulheres que apresentam a síndrome dos ovários policísticos são tratadas com medicamentos. A indução da ovulação é feita por meio de remédios. O citrato de clomifeno de uso oral é indicado para esses casos. Antibióticos, também, pode ser eficaz em alguns tipos de infertilidade.

10- Os bebês gerados por meio da reprodução assistida nascem prematuros?
Dr. Joji Ueno:
A gestação única após a fertilização in vitro não corre risco de prematuridade. Porém, a gravidez múltipla tem grandes chances de o bebê nascer prematuro e isto ocorre um pouco mais nos tratamentos de infertilidade porque utilizamos medicamentos que estimulam os ovários.

Fonte: Ginecologista Joji Ueno, doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP e Responsável pelo Setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor da Clínica Gera (CRM 48.486)

Arquivo do blog