segunda-feira, 11 de março de 2013

Um tempo só para o bebê


Toda mãe, ou pai, que trabalha fora tem sempre uma pontinha de remorso ou sentimento de culpa por não poder curtir mais o seu bebê. Mas uma coisa é certa e vale também para a relação pais e filhos: a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. E assim como você precisa de um tempo só seu, o bebê também precisa que você dedique um tempo só para ele; e aqui não estamos falando dos momentos de cuidados básicos e essenciais (como banho, mamadeira, troca de fralda, etc e tal). Mas sim um tempo para se divertir, contar histórias, brincar... enfim, um tempo para vocês passarem juntos. E o que importa não é quanto tempo você passa com ele, e sim a forma como vocês aproveitam esse tempo. Para a criança, nada melhor do que poder estar ao lado dos pais. Tenha certeza que para seu filho o que mais importa é poder estar ao seu lado se divertindo, seja brincando em um parquinho, de casinha ou de boneca, de carrinho ou de bola. Um passeio de vez em quando também é muito bem vindo. E olha que é possível fazer uma programação diferente sem gastar quase nada.
Foi o que fizemos neste final de semana, e com certeza você pode fazer também seja lá onde estiver, é só ficar de olho na sessão roteiro ou agenda dos jornais. Aqui em Florianópolis, por exemplo, pelo menos duas programações atrativas para os pequeninos estavam em cartaz. Uma era o show dos palhaços Patati e Patatá, mas como a Raphinha não é o tipo de criança que fica parada muito tempo assistindo o que quer que seja (pelo menos não por enquanto), descartei a possibilidade para não correr o risco de pagar a entrada de R$ 80,00 e ter que sair nos primeiros 5 minutos. A outra opção era a Galinha Pintadinha que está com uma programação gratuita no Floripa Shopping até o final do mês. É claro que esta segunda opção me pareceu muito mais atraente pois como seria de graça, caso a Raphaela quisesse sair do local no primeiro instante, pelo menos não teria que jogar dinheiro fora.

 E lá fomos nós duas para brincar com a “Cocó”. Assim que viu o estande decorado com os personagens que assiste, a Raphinha ficou eufórica. Foi difícil contê-la esperando na fila para se inscrever e participar da brincadeira. Quando chegou a nossa vez, foi aquela alegria.

Primeiro as crianças são convidadas a pintar um desenho da Galinha Pintadinha, atividade que a Raphinha gostou tanto que nem queria largar o giz de cera no final.


Em seguida, todos são chamados para entrar no cineminha da Galinha. Confesso que como mãe, artista e jornalista, esperava mais da atração. Tirando algumas pequenas intervenções criadas especialmente para o momento, o “filminho” na verdade reúne e reproduz algumas das músicas que já estão nos DVD’s... Mas vá lá. O que importa é que foi a primeira vez da Raphaela no cinema e, ainda que improvisado, valeu a experiência. No entanto, como eu já imaginava, ao final da segunda música a “senhorita impaciente” já pediu para se levantar. Consegui fazê-la ficar até o final mas só no colo e comigo em pé (aff...)!

Ao sair dali, a “Cocó em pessoa” apareceu para tirar fotos com a garotada. Foi aí que deu para perceber o fascínio que essa tal de Galinha Pintadinha exerce sobre a garotada. Parecia até que estávamos diante de um astro do rock, rsss... O curioso, é que ao mesmo tempo em que a Raphinha ficou fascinada, ela também ficou com um pouco de medo. Tanto que não consegui tirar uma foto dela sozinha com a “Cocó”. Ela não queria sair de perto, só que também não queria ficar “tão” perto assim, hehehe...
Porém, sei que ela gostou, pois no dia seguinte voltamos e foi a aquela festa.





Novamente não quis saber de tirar foto com a “Cocó em pessoa”, mas desta vez como o primo de 4 anos estava do lado ela ficou até o fim no cineminha...
Em casa, a brincadeira continuou, pintando o desenho que não havia terminado no Shopping e; brincando, cantando e dançando com as “Cocós” de pelúcia (é ela tem duas, rsss...). Enfim, com ou sem Galinha Pintadinha, não importa a programação, o essencial é que a criança possa brincar e se divertir e, de preferência, com você junto!

Arquivo do blog