segunda-feira, 23 de julho de 2012

Luto, mães e blogs


Acabo de saber pelo Yahoo! de uma triste notícia. Uma blogueira escocesa, Debbie Chalmers, que em sua página dava dicas sobre como programar a vida para a chegada de uma criança, perdeu seu bebê um dia depois do nascimento. Mãe de uma menina de seis anos, ela estava grávida novamente e compartilhava em seu blog a expectativa desta nova gestação, o que chocou o Reino Unido.
Desde o ocorrido, Debbie tem recebido muitas mensagens de apoio de todo o mundo. Afinal, mesmo sem conhecê-la é impossível não se solidarizar com a sua dor. Não é preciso perder um bebê, nem mesmo ser mãe, para imaginar o que ela e a família devem estar passando. Tantos sonhos, tanta expectativa, tanto amor... Ficamos até sem palavras diante de tamanho sofrimento.
Mas gostaria de aproveitar o fato para chamar a atenção dos leitores e das leitoras sobre dois aspectos. Primeiro é que ninguém está imune a uma situação como essa. Ninguém deseja, é claro; no entanto, nem sempre se pode se evitar. Neste caso, por exemplo, era uma gravidez desejada, a mulher se preparou, fez o pré-natal corretamente, etc e tal. Um porém, é que o parto não foi feito em um hospital, o que certamente teria aumentado as chances da criança sobreviver, já que não nasceu bem. Ainda assim, já vi vários médicos falando que às vezes essas coisas acontecem mesmo. A mãe se prepara direitinho e de repente perde a gestação “sem mais nem menos”. Muitas vezes, o próprio corpo agiria como que prevenindo complicações por conta de uma má formação ou algo do gênero.
Em segundo lugar, gostaria de destacar que a condição de escrever em um blog também não confere imunidade a ninguém, e mais: mães blogueiras não são experts, são apenas mães que tem tantas dúvidas quanto às outras, tantos medos quanto às outras, tanto erram quanto acertam; mas resolveram dividir tudo isso com outras mães e pais por gostarem de escrever e por saberem que as suas angústias podem ser a de outros casais e, justamente por já terem passado ou por estarem vivenciando determinada situação, sabem como uma informação ou um conhecimento conquistado a duras penas pode ajudar, trazer alívio e conforto para outros papais em um determinado momento. Acho importante dizer isso até para esclarecer, pois muita gente pode pensar que, por ter um blog, mães blogueiras são mais experientes ou mais sábias que outras. Nada disso! Apenas escrevemos na internet sobre nossas aventuras e desventuras, gostamos de “trocar figurinhas” justamente porque queremos aprender mais. Mas a verdade é que estamos todas e todos no mesmo barco, vivendo e aprendendo, tentando sempre fazer o melhor possível só, e somente só, por nossos bebês! ;)

Arquivo do blog