segunda-feira, 18 de junho de 2012

Gestação - parte 3


Após perceber os primeiros sinais da gestação vem a confirmação – sim, você está grávida!!! Emocionada e ainda com lágrima nos olhos você corre para compartilhar a novidade seja pessoalmente, pelo telefone ou pela internet; mas passada a euforia inicial é hora de tomar as primeiras providências. Afinal, em nove meses (ou menos) um bebê vai chegar no pedaço.
Foto: G. S. Rutkoski
Para ajudar nessa tarefa prepararei a foto aí ao lado que ilustra o que resolvi chamar de “kit básico da gestação”. Na verdade, alguns itens podem (e devem) ser providenciados antes mesmo de se ter em mãos o resultado positivo. É o caso do ácido fólico, indicado para prevenir a má formação do feto. Vendido em comprimido, é aconselhável que a mulher comesse a tomá-lo três meses antes de engravidar e mantenha a ingestão por pelo menos três meses depois da fecundação (minha médica receitou o ácido fólico por toda a gestação e só suspendeu o uso após três meses do nascimento da Raphaela – além de prevenir problemas para o bebê, a vitamina também traz benefícios para a mamãe, como evitar uma anemia após o parto).
Dizem que não adianta tomar o ácido fólico quando se descobre a gestação pois normalmente o tubo neural já está formado, mas minha médica atestou que sim. Ou seja, se você ainda não começou a tomar a vitamina não precisa se desesperar. Mas comece assim que possível, e não se esqueça de caprichar mais na alimentação. Vale lembrar que o próprio ácido fólico já está presente em alguns alimentos, especialmente nos vegetais verde-escuros, mas nem sempre é absorvido adequadamente pelo organismo.
Outra providência é adquirir um creme de prevenção para estrias que deve ser usado durante toda a gestação. A barriga estica tanto, o seio fica tão grande, e tudo em tão pouco tempo, que parece impossível que não surja pelo menos uma estria. Porém, acredite: se cuidando todo o dia dá, sim, para passar os nove meses imune! Sou prova viva disso, graças às linhas da foto. Mas existem várias marcas de qualidade para todos os gostos e bolsos. Aqui sugiro que você converse com seu médico para que ele indique um produto de confiança e que caiba no seu orçamento.
Na sua lista também não deve faltar um pouco de leitura e de música. Além de livros maravilhosos como a “Vida do bebê” e “O bebê mais feliz do pedaço”, há revistas especializadas super completas que trazem dicas valiosas para quem nunca cuidou de um bebê. Aposte também em um livro infantil para começar a ler para o bebê ainda na barriga e, no quesito música, aposte em (e ouça desde já) CD’s de boa música. Hábitos que acalmam, tranquilizam e preparam o bebê para o que esperar daqui de fora. E boa música aqui não quer dizer apenas clássica, não. Vale ouvir o estilo que você gosta, mesmo que seja rock, em versões próprias para bebês como Beatles para bebê, Queen baby e por aí vaí. Também super indico o CD “Músicas para a Mamãe e o Bebê” de Vera Lúcia, que ganhei quando minha filha nasceu e que simplesmente achei apaixonante. As músicas são ideais para os momentos entre mãe e filho, e trazem uma paz enorme depois de uma crise de choro do bebê, por exemplo. Outra sugestão é pegar discos de vinil que você ouvia na sua infância e passar para CD. Além de matar a saudade do seu tempo de criança, vai ser muito divertido você ouvir com seu bebê as canções da sua época.
Por fim, não deixe de comprar um primeiro sapatinho ou uma roupinha, só para marcar e celebrar este momento tão especial. Mas controle-se e não saia comprando um monte de coisas, pois seu bebê ainda vai ganhar muitos presentes antes de nascer. E esperando para mais próximo da data de nascimento você economiza e deixa para comprar lá na frente só o que estiver faltando. Ok?!

Arquivo do blog