terça-feira, 19 de março de 2013

Viajando com o bebê


Nos últimos dias a Raphinha fez sua viagem mais longa até agora. Fomos (eu, ela e meus pais) para Criciúma, no sul de Santa Catarina, a cerca de 200 km de Florianópolis. E assim que comecei a arrumar as coisas para viajar, não tive dúvidas sobre qual seria o post da semana.
Seja para longe ou seja para perto, uma coisa é certa: você sempre vai precisar de todo um “arsenal”, digamos assim, se quiser viajar com o neném. Claro que tudo pode variar conforme o número de dias em que vocês estarão fora e também de acordo com a idade do bebê. Normalmente, quando menor o bebê, maior o número de “tralhas” a carregar, rsss... Porém, se por um lado um recém nascido exige uma série de acessórios a mais do que o necessário para um bebê um pouco maior, por outro, se ele só mamar no peito, por exemplo, muitas coisas podem ficar de fora como leite em pó, mamadeira, escova para lavar mamadeira, um recipiente de vidro para aquecer a água no microondas, papinhas, prato, colher, copo para água, copo para suco, e por aí vai... Se a criança já come outros alimentos sólidos, é legal você também levar alguns alimentos na bolsa para o caso de imprevistos como biscoito, bolacha, um pãozinho ou bisnaguinha, e alguma fruta mais “resistente” como pêra ou maçã.
Quanto às peças de roupas e calçados, o ideal é levar opções para o frio e para o calor independente da estação, pois podem acontecer imprevistos. Foi o que aconteceu com a gente. Como Criciúma costuma ser uma cidade quente, especialmente no verão, imaginamos que passaríamos muito calor por lá. Mas qual não foi nossa surpresa ao enfrentar o frio por estes dias. A sorte que fui prevenida e havia levado algumas opções de roupas mais quentes para uma eventualidade como esta. O número de peças a serem levadas deve variar de acordo com o número de dias e também com o número de vezes que seu filho costuma se sujar. E ainda assim é bom levar uma reserva a mais para não correr o risco de faltar, a menos que você esteja indo para um local onde tenha onde lavar e secar as roupas do bebê.
Outro cálculo importante a ser feito é com relação ao número de fraldas necessárias. Mas para isso você pode contar com a ajuda de algumas calculadoras específicas disponíveis na internet como a que está disponível no site da revista Pais & Filhos. Clique aqui para conferir!
Não esqueça também de levar um trocador plastificado, pomadas e/ou cremes para prevenir assaduras, todo um kit de medicamentos para o caso de febre etc e tal; carteirinha e caderneta e saúde; além de uma cópia da certidão de nascimento. Após os seis meses, não esqueça também do repelente e do protetor solar.
Quanto à hora do banho, também depende muito do tamanho do bebê, mas basicamente você vai precisar de toalhas (leve sempre a mais para o caso de sujar com um xixi feito no seu colo após o banho, por exemplo), um sabonete líquido da cabeça aos pés, ou mais shampoo e condicionador, cotonete ou o que mais você usar nos cuidados pós-banho. Muito importante também é não esquecer de checar onde a criança vai tomar banho. Se no local não tiver nada adequado como uma banheira, aconselho a levar uma piscina infantil (daquelas bem pequenas) que você possa encher na hora e embrulhar na bolsa quando não for mais usar.
Não se esqueça de checar também onde a criança vai dormir. Para facilitar, os berços desmontáveis são a melhor alternativa. Muitos hotéis até oferecem esta opção para os hóspedes, é só pedir. Fora isso, é importante levar alguns objetos, brinquedos ou acessórios de referência, ou seja, algumas coisas com as quais o bebê esteja, ou goste, para que ele não sinta tanto essa mudança repentina de ambiente. Ah, e lembre-se de programar ou se preparar para fazer pausas pelo caminho. Se viajar pode ser cansativo para nós, imagine para o bebê, não é mesmo?!
Por fim, ainda que você esteja viajando a trabalho, como foi o meu caso, não esqueça de incluir na programação alguma atividade de lazer dedicada especialmente ao bebê 



e uma boa dose de criatividade para, por exemplo, entreter a criança no quarto do hotel em um dia chuvoso ;)

Arquivo do blog