terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sai prá lá insolação!


      Ainda temos enfrentado dias frios, especialmente para quem mora aqui no sul, mas com a proximidade dos dias mais quentes e iminente chegada do verão é preciso ficar atento para um problema de saúde muito comum nessa época do ano, a insolação. Com a exposição ao sol, as pessoas ficam mais propícias à queimadura solar. Por isso, papais e mamães, precisamos proteger muito bem nossos bebês e tomar alguns cuidados especiais para evitar ou, se for o caso, tratar a queimadura.
      Para tratar do tema, quem vai assumir o palpite da semana será o médico e presidente do Instituto Prevenir é Saúde, dr. Edimilson Migowski. As dicas não são específicas para as crianças, mas achei muito importante para compartilhar com vocês.
Foto: G. S. Rutkoski
      Vale lembrar apenas que o uso do protetor solar só é liberado para os pequenos após os 6 (seis) meses de vida, pois há risco de intoxicação pelas substâncias químicas dos fotoprotetores. Antes disso, é necessário evitar a exposição solar. Mas também não quer dizer que o sol é um vilão do qual devemos manter os recém-nascidos longe a qualquer custo. Pelo contrário, tomar banho de sol de forma moderada, antes das 10 horas ou após às 16 horas ajuda na síntese de vitamina D e também ajuda no combate da icterícia. A dica é começar aos poucos, com 5 minutos diários, depois 10; até chegar a 30 minutos! 
      Dito isso, com a palavra o dr. Edimilson Migowski:

     Com a chegada da primavera e do verão a exposição ao sol é mais frequente, mas se exagerada pode causar um sério problema de saúde, pois os riscos de queimadura solar aumentam.
     Esse tipo de queimadura é causada pela superexposição à radiação ultravioleta (UV), emitida por raios solares e também por lâmpadas de bronzeamento. Em dias nublados a queimadura também pode ocorrer, pois os raios UV passam pelas nuvens, por isso o cuidado com a pele e o uso do filtro solar é necessário em todos os dias.
     Hidratar o corpo é uma das principais indicações de primeiros socorros em caso de insolação. Além de beber água, a aplicação de um pós-sol depois da exposição solar ajuda a manter a pele hidratada e alivia a ardência
      “Depois que você de se afasta da fonte de calor a queimadura ainda progride, por isso que ao utilizar um produto pós-sol, você esfria e hidrata a pele, além de evitar que a queimadura se agrave”, afirma o médico.
      Dados da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo apontam que entre os meses de janeiro e fevereiro há um aumento de 30% no número de consultas com dermatologistas nos ambulatórios estaduais. O principal motivo da procura por ajuda médica está relacionado às queimaduras causadas pela exposição inadequada ao sol.
      Os sintomas usuais de queimadura solar são pele avermelhada e quente ao toque, sensação de ardor. Em casos de insolação mais grave pode provocar dor de cabeça, tontura, vômito e febre.
      
      Em caso de queimadura solar
      • Se a pele ficar vermelha e/ou ardida hidrate o corpo: tome água, aplique um pós-sol ou faça compressas frias com soro ou água gelada;
      • Se a queimadura for mais grave, com formação de bolhas e sintomas como febre, vômito e tonturas, procure atendimento médico. Não use produtos como vinagre, pasta de dente etc.

      Sob o sol
     • Use bloqueador solar. Não esqueça de aplicar (e reaplicar) em partes sensíveis e pouco expostas ao sol, como orelha, pescoço e peito do pé;
      • Evite exposição ao sol entre 10 e 16 horas;
      • Use chapéu, óculos escuros e camiseta;
     • Não esqueça que, mesmo em dias nublados, 60% dos raios solares atravessam as nuvens;
      • Hidrate-se com frequência;
      • Após a exposição ao sol, aplique um hidrogel no corpo para mantê-lo hidratado.
Foto: Terezinha Bittencourt

Arquivo do blog