segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Diário de Férias – parte II

Dando continuidade a nossas experiências de verão, temos tentado aproveitar ao máximo o tempo livre da mamãe para curtir o bebê e proporcionar novas descobertas. Nos últimos dias, por exemplo, Raphinha conheceu (e adorou!) o tomate cereja; provou, mas não aprovou, o tal do macarrão instantâneo que após ver uma amiguinha comendo ficou morrendo de vontade (rsss...);
Foto: G.S.Rutkoski
Foto: G.S.Rutkoski
e de uma só vez devorou 5 (cinco!) metades de milho cozido.








Foto: G.S.Rutkoski
Picolé ela já experimentou 3 (três) sabores diferentes (butiá, limão e uva) e adorou todos; quem não gostou muito do último foi a mamãe aqui porque deixou a boca e um rastro melado de cor roxa que deu o maior trabalho prá sair, rsss... 

Temos explorado bastante também o contato com a natureza e os passeios ao ar livre. Como criança de apartamento que é, nem sempre a Raphinha tem espaço o suficiente para extravasar a sua energia (e quanta energia tem essa criança, hehehe....). Ela até sai bastante durante a semana para um bebê, mas é para ir ao parquinho do prédio onde moramos quando tenho tempo ou pelo menos duas vezes por semana quando os avós paternos vêm para ficar com ela enquanto trabalho; e ao apartamento dos avós maternos, as outras três vezes por semana enquanto estou trabalhando. Nos finais de semana, sempre que podemos, vamos ao sítio dos meus pais, onde ela pode se “esbaldar” ao ar livre, ver animais como bois e patos, dar comida aos peixes e andar com o trator do vovô (ou “pôpôpô do bobô”, como ela mesma diz). Mas esse contato com o ar livre diário que ela tem experimentado nestes dias de férias tem feito um bem danado a ela. A ela e a nós (pais) também, é claro; já que andando o dia todo prá lá e prá cá ela se cansa bastante e tem dormido melhor do que antes.
Foto: G.S.Rutkoski
Foto: G.S. Rutkoski
O contato com outras crianças também tem sido um ponto alto destas férias. Semanalmente, Raphinha brinca com seu primo Pietro que encontra sempre quando vai na casa da vovó paterna; e esporadicamente brinca com sua prima Pietra que encontra no sítio ou que às vezes vai lá em casa com a vovó materna. 
Foto: G.S. Rutkoski
Mas agora, no verão, além de ter contato diário com o primo (estamos todos numa mesma casa), ela tem mais oportunidades de brincar com outras crianças (como filhos de amigos nossos) o que, infelizmente, por conta dos compromissos, não conseguimos proporcionar normalmente.

Foto: G.S. Rutkoski
Foto: Edson Paulo da Silva
Na praia propriamente não temos ido tanto quanto eu gostaria. Meu marido diz, e sou obrigada a concordar, que é muita função levá-la para a praia por enquanto devido a areia que se ela não põe no olho, coloca na boca; e por conta do mar de quem a danadinha não tem medo e ainda procura se livrar das nossas mãos para tentar entrar sozinha (aff!). Até levamos uma piscina para a praia, na expectativa de que ela se contentasse em ficar ali “quietinha”, mas “ô função”! Sem falar que ela queria mais era jogar areia dentro da piscina do que outra coisa, rsss... Talvez se não fôssemos tão encanados com a limpeza e os cuidados gerais, não seria tão complicado... (Como é que minha mãe levava eu e meu irmão desde os seis meses de idade para a praia?! Sinceramente, não sei...)
Foto: G.S. Rutkoski

Foto: G.S. Rutkoski
Mas enfim, por enquanto, a piscina particular que ganhou e que colocamos na varanda tem resolvido o problema.
Por hora é isso. Esta semana o plano é levá-la ao zoológico. Como adora animais, acredito que será uma experiência e tanto. Aguardem fotos e o relato na próxima semana... Até lá!

Arquivo do blog