segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Aos poucos tudo se ajeita...


Estes primeiros dias de 2013 têm sido muito produtivos para mim com relação a minha filha. De férias da tv, tenho tido mais tempo para me dedicar a ela e, consequentemente, fazer algumas “descobertas”. É aquela história, com tempo (e com a cabeça descansada) dá para você fazer mais experiências, testar teorias, comprovar hipóteses e colocar tudo em prática. 
A primeira descoberta foi com relação à troca de fraldas. Quem acompanha o blog deve lembrar que tempos atrás postei um pedido de socorro com relação a esse momento. Como contei na época, a primeira troca do dia é mais tranquila porque ela ainda está meio sonolenta e tal; mas nas demais era um “Deus nos acuda” porque a Raphinha não queria ficar parada de jeito nenhum para tirar e colocar uma nova fralda... Enfim, a primeira e a última troca do dia foram logo sacramentadas com a ajuda da mamadeira. Sei que a posição deitada não é a ideal para ela tomar o leite, mas foi a forma que encontrei para driblar a situação (e atire a primeira pedra quem nunca se rendeu a uma alternativa semelhante por um pouco de paz e sossego!). As demais trocas ainda representavam um grande desafio, sempre acompanhadas de muita rena, choradeira e/ou de um remexe-mexe sem fim. Porém, eis que por acaso nestes últimos dias, como ela havia acabado de comer e também de fazer coco, propus a ela que escovasse os dentes enquanto eu fazia a troca... Foi batata! Como desde bem pequena a acostumei com a higiene bucal e como ela mesma já consegue escovar seus dentinhos, ela adorou a ideia. E agora, sempre que a convido a trocar a fralda, ela já pede para fazer a escovação.
Foto: Raphael Rutkoski
Outra novidade do período, mas que ainda está “em fase de teste” digamos assim diz respeito ao sono. Até alguns dias atrás, desde que nasceu, ainda dava para contar nos dedos as noites que minha bebê dormiu direto, sem acordar no meio da madrugada... Bom, nos últimos dois dias ela finalmente dormiu a noite toda!!! Sei que ainda pode ser cedo para comemorar, mas como o fato ocorreu em sequência, o que ainda não havia ocorrido, acredito que possa ser um sinal de um “novo tempo” para ela e para nós (seus pais) também! O segredo? Aí é que está, isso eu ainda preciso comprovar. Uma primeira hipótese é que seja efeito do suco de maracujá que temos dado a ela à noite para ficar mais calminha (se quiser saber mais sobre as propriedades da fruta, indico este link do site Tua Saúde). A segunda é que ela pode estar se sentindo mais segura devido ao fato de estar dormindo no mesmo quarto que eu e meu marido pois na casa de praia onde estamos o berço fica junto com a gente. Embora pareça uma boa explicação, já dormimos aqui outras vezes e também no Sítio de meus pais onde igualmente dormimos os três no mesmo cômodo... A terceira hipótese é que o problema seja comigo! É que como sempre tenho que sair para trabalhar, penso que ela pode ficar meio com medo de acordar e não me ver mais. Porém, como agora estou de férias, me dedicando a ela praticamente o tempo todo, pode ser que ela tenha sentido essa necessidade (ou essa falta) suprida e esteja mais confiante. Uma quarta possibilidade é que ela está crescendo e pode estar gastando mais energia do que o normal durante o dia devido ao fato de estar numa casa e passar o dia prá lá e prá cá brincando com a gente e com seu primo de quase cinco anos. Por fim, a quinta hipótese é que tudo isso junto tenha feito com que ela passe a dormir direto. Para começar a tirar “a prova dos 9”, esta noite resolvemos não dar o tal suco de maracujá. Semana que vem conto prá vocês o resultado, ok?
Por hora é isso. Ainda quero descobrir, por exemplo, uma maneira prática, rápida e eficaz de retirá-la da banheira sem aquele chororô; mas ainda sobra tempo para isso. Fica a dica para as mamães e os papais que estão de férias aproveitarem o momento para testar e mudar o que pode ser melhorado nos cuidados com o bebê!

Arquivo do blog