segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O sono do bebê


Alguns bebês dormem à noite toda, mas não se alimentam bem. Outros quase não dormem nada, mas comem bem. E há ainda outras variantes como bebês que comem e dormem bastante (uma raridade; se este é o seu caso, sinta-se como se tivesse ganhado na loteria), ou que não comem nem dormem direito. Minha filha se enquadra no segundo exemplo: come super bem para uma criança da sua idade, mas sempre foi de dormir pouco. Tem o sono muito leve, se mexe a noite toda e, mesmo quando está caindo de sono, luta o que pode para não dormir.
Mas afinal, quanto tempo o bebê deve (ou deveria) dormir? Segundo o dr. Harvey Karp, autor do livro O bebê mais feliz do pedaço*, os recém-nascidos dormem por curtos períodos de tempo. Na média o período de sono abrange de catorze a dezoito horas por dia, mas de forma fragmentada em pequenos trechos alternados com momentos despertos. Nas primeiras semanas, a criança dorme por duas ou três horas, alternadas com os períodos de uma hora em que está acordada para mamar, agitar-se e prestar atenção no que acontece a sua volta. No começo, o período mais longo de sono do bebê será por volta de quatro horas. Já por volta dos três meses, o bebê ainda deve dormir de catorze a dezoito horas por dia, mas os intervalos acordado serão mais prolongados, e as horas de sono contínuo aumentam, segundo ele, para até seis ou oito horas.
No entanto, por experiência própria aconselho a não levar isso muito ao pé da letra. No nosso caso, quando começou a dormir um pouco mais ininterruptamente, a Raphinha dormia apenas cinco horas consecutivas! Mas também essas cinco horas eram “sagradas”. Ela entrava em um estado de sono tão profundo que poderia cair o mundo que ela nem se mexia. Tivemos uma prova durante o seu primeiro Reveillon: antes da meia noite ela já estava dormindo, e ficamos com medo que acordasse na hora da virada por conta dos fogos de artifício usados pela vizinhança para comemorar o ano novo; porém, chegada a hora ela permaneceu dormindo como um anjo, completamente alheia ao barulho dos fogos.
Fonte: Baby Center
A boa notícia é que, aos poucos, o tempo de sono do bebê durante a noite vai aumentando; isso quando o bebê já não dorme direto 8, 10, ou até 12 horas desde o primeiro dia de vida, é claro. Hoje, por exemplo, com 1 ano e 3 meses, a Raphinha dorme em média nove horas e meia. Ainda é pouco, se comparado com o que os bebês deveriam dormir conforme a tabela ao lado, mas já é uma conquista! 


Divulgação
Além do padrão de sono, outra mudança que deve ocorrer à medida que o bebê cresce é a forma de garantir a segurança dele durante a hora da dormir. O berço é o local mais seguro para o bebê passar a noite, mas chega a hora de transferir a criança do berço para a cama e é aí que muita gente perde o sono com medo da criança rolar e acabar caindo. 
Divulgação
Para garantir que essa transição ocorra de uma forma segura e que você não perca o sono de preocupação, o mais indicado é o uso de uma grade de proteção. Essa da foto, por exemplo, é super prática pois pode ser abaixada enquanto a criança não estiver dormindo.

Gostou da ideia? E que tal ganhar essa grade de proteção? Como? É fácil, basta participar do concurso que a BabyForever está promovendo com o apoio do Palpites de Mãe. É só curtir e compartilhar que você já estará concorrendo! Clique na imagem e participe!!!

KARP, Harvey. O bebê mais feliz do pedaço (The happiest baby on the block) – Um novo método para acalmar o choro e prolongar o sono do recém-nascido. Tradução: Liliana da Silva Lopes. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004.

Arquivo do blog