segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Reveillon em paz com seu bebê


Todo bebê, especialmente se for recém-nascido, requer uma série de cuidados e vale lembrar que, como já disse aqui e torno a repetir, alguns bebês são mais sensíveis do que outros. Dito isso faço um alerta aos pais que querem garantir tranquilidade na hora da virada: o segredo para não entrar no ano novo em meio a muita choradeira é tomar algumas precauções:
Tente se colocar no lugar do bebê. Se for muito novinho o ideal mesmo é procurar um lugar bem calmo e aconchegante para passar o Reveillon, de preferência em casa ou num local onde você possa desfrutar de um quarto ou de um ambiente que ofereça um pouco de privacidade. Lembre-se que o recém-nascido ainda está se habituando ao mundo, e aquela barulheira toda de festa e fogos de artifício pode ser muito assustadora para ele. Lembre-se também que vocês ainda terão muitas oportunidades para comemorar o Reveillon em grande estilo. Mas se mesmo assim você não quiser, ou não puder, abrir mão deste momento; ao invés de forçar a barra, considere a possibilidade de deixá-lo com a avó ou com algum parente que vá ficar longe de toda aquela badalação.
Se o bebê já for maiorzinho, e já entender um pouco como tudo funciona, dá para tentar transformar tudo em uma grande brincadeira. Explique o que vai acontecer logo mais à noite, que haverá uma grande festa e diga que haverá foguetes! Mesmo que ele não saiba exatamente o que é isso, tente explicar com suas palavras e simule o barulho dos fogos com um "pou!" ou "bum!". A ideia é fazê-lo associar o estouro a uma coisa boa, ou pelo menos não tão assutadora. E sempre que ouvir algum barulho semelhante faça a maior festa, sem demonstrar medo. Se não adiantar, na hora da virada procure se afastar para um local mais tranquilo e tente distrair a criança com um dvd, uma música alegre ou mesmo com alguma brincadeira.
Entender e respeitar o bebê são a chave do sucesso para uma entrada de ano mais do que especial...
Feliz Ano Novo!!!

Arquivo do blog