segunda-feira, 12 de março de 2012

Boas vindas!

Olá, mamães, gestantes, futuras mamães, papais, curiosos de plantão e cia! Sejam todos bem vindos ao Palpites de Mãe®, um blog criado especialmente para compartilhar experiências e trocar figurinhas sobre tudo o que envolve gestação, parto, cuidados com o bebê e outras “cositas” mais. A cada semana será postado um novo palpite e o espaço vai estar sempre aberto para que você, se quiser, possa palpitar também. Em nossa enquete, você pode ajudar a escolher o tema da próxima semana e, se achar uma dica interessante ou quiser saber mais, no espaço Palpites Plus você vai encontrar mais informações sobre o assunto. Dito isso, vamos ao nosso primeiro palpite...

O secador de cabelo!


Foto: G.S.Rutkoski

Você sabia que o secador de cabelo é um ótimo calmante para os bebês? Pois é, antes da Raphaela eu também não sabia, rsss... Essa dica aprendi lendo o livro O bebê mais feliz do pedaço (The happiest baby on the block) – Um novo método para acalmar o choro e prolongar o sono do recém-nascido¹ de autoria do pediatra norte americano Harvey Karp.
No livro em questão, dr. Karp defende que os nossos bebês nascem três meses adiantados. A falta deste quarto trimestre seria assim a explicação do porquê os recém-nascidos necessitam de artifícios que reproduzam as sensações experimentadas dentro do útero materno. É aí que entra o secador.
Na verdade, o poder de acalmar não pertence apenas ao secador propriamente dito, e não tem nada a ver com o calor (não vá virar a saída de ar do aparelho para a criança, viu?!), mas sim a qualquer coisa que reproduza o som de shhhh... Sabe aquele chiado característico de um rádio fora de estação? É disso que estamos falando. E acredite: é batata! O bebê se acalma em instantes... Minha filha chegava a dormir!


¹KARP, Harvey. O bebê mais feliz do pedaço (The happiest baby on the block) – Um novo método para acalmar o choro e prolongar o sono do recém-nascido. Tradução: Liliana da Silva Lopes. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004.

Arquivo do blog