segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Diário de Férias


Como comentei na semana passada, tenho aproveitado as férias do serviço para fazer testes e experiências com minha bebezinha. E antes de dar algumas sugestões de como aproveitar o período de folga com as crianças, gostaria de voltar aos tópicos do último post para dar um feedback.
Com relação à troca de fraldas, uma amiga mãe de três filhos pequenos (corajosa!), que acompanha o blog sempre que pode, sugeriu que, talvez, a fonte do problema vivenciado aqui em casa seja a falta do trocador. Adepta do trocador, ela diz ter percebido que sempre que saía de casa e precisava trocar um dos três filhos numa cama as crianças ficavam mais agitadas como que, vendo todo aquele espaço ao redor, sentissem uma necessidade incontrolável de explorar o ambiente. Sinceramente achei a teoria super plausível! Lembro que quando estava grávida queria comprar um trocador, mas fui desaconselhada por algumas mães que ou não se adaptaram ao acessório ou julgavam-no muito inseguro... Problema que minha amiga driblava abrindo as gavetas, para evitar que alguma criança rolasse e caísse no chão. Como a Raphinha já está quase com 1 ano e meio acho que agora já está meio tarde para investir num trocador; ela pode não se adaptar e a gente acabar por jogar dinheiro fora. Mas fica a dica para quem estiver na dúvida se vale ou não a pena comprar o trocador.
Com relação ao sono a conclusão a que chegamos é que, provavelmente, o fato de estar gastando mais energia por estarmos em uma casa onde ela passa o dia todo prá lá e prá cá, a deixe mais cansada e a mantenha dormindo (finalmente!) a noite toda!!! O suco de maracujá foi descartado visto que na terceira note não demos o líquido e ela dormiu até de manhã mesmo assim!!!
Dito isso, seguem algumas sugestões para você aproveitar as férias e colocar em prática com o bebê:
1)      Se seu bebê já está comendo alimentos sólidos, que tal aproveitar que você está com mais tempo (ou mesmo fora de casa, para quem está viajando) para deixar o bebê tentar comer sozinho?! Claro que você precisa ficar supervisionando de perto, mas é uma ótima oportunidade para a criança “tomar gosto pela coisa”. Lembre-se que se lambuzar faz parte do processo de aprendizado e que depois é só limpar!!!

Foto: G.S.Rutkoski
Foto: G.S.Rutkoski
 

2)      Ainda na linha “criança lambança”, que tal aproveitar os dias mais quentes do verão para presentear seu filho com seu primeiro picolé?! Antes, é claro, consulte o pediatra para saber se seu bebê já pode consumir esse tipo de refresco. Se sim, mostre-o como segurar o picolé e deixe-o à vontade para se lambuzar. Enquanto isso, vá preparando o banho do bebê pois só mesmo assim para ele não ficar todo melado...

Foto: G.S.Rutkoski
Foto: G.S.Rutkoski
3)      Outra dica da hora é aproveitar o calor para liberar as brincadeiras com água. Ir à praia ou mesmo na piscina são opções de diversão garantida para a criançada. É claro que os pais precisam estar de olho o tempo todo!!! Mas com certeza valerá a pena. Só não esqueça do protetor solar (liberado para maiores de 6 meses) e de cuidar do horário de exposição ao sol (até às 10 horas da manhã ou a partir das 16 horas). ;)
Foto: G.S.Rutkoski
Foto: G.S.Rutkoski

Arquivo do blog