segunda-feira, 9 de julho de 2012

Gestação - parte 4: Susto! Gravidez anembrionária?

Você sabe o que é isso? Gravidez anembrionária é aquela em que o embrião não se desenvolve. Ocorre a fertilização do óvulo, mas o saco gestacional permanece vazio; por conta disso é chamado de “ovo cego”. Para quem quiser ter mais informações sobre este tipo de gestação, que é mais comum do que se imagina, sugiro este link, no entanto, o que gostaria de partilhar aqui é o susto que levei assim que fiquei grávida.
Quando se está tentando engravidar, e especialmente no início da gestação, é normal que a mulher fique super ansiosa, doida para saber como será o seu bebê, para vê-lo, saber se está tudo bem, se é menino ou menina, etc e tal. E comigo não foi diferente. Assim que recebi o positivo do teste de gravidez, fui correndo fazer um ultra-som antes mesmo de ir a minha ginecologista e obstetra, que na última consulta já havia deixado comigo uma guia para fazer o exame. Mal sabia eu que estava indo cedo demais!

Ultra-som - 5 semanas de gestação:
             "Embrião não visualizado"
Acontece que até por volta da 5ª semana de gestação, que era a que eu estava, ainda não é possível visualizar o embrião. Resultado: No exame apareceu apenas o saco gestacional e ficamos, eu e meu marido, na maior apreensão. Preocupada fui em busca de informações na internet e foi aí que descobri a existência da tal gravidez anembrionária. Psicologicamente abalada e arrasada com a possibilidade de estar passando por esta situação tive meus primeiros enjôos.

Fiquei muito triste, mas ao ir a médica ela me tranquilizou um pouco aconselhando que esperasse por mais duas semanas e repetisse o ultra-som. Aquelas duas semanas foram muito longas... Lembro como se fosse hoje a expectativa do período.

Ultra-som - 7 semanas de gestação:
Embrião com 14 mm!
E tudo se transformou num grande alívio quando minha bebezinha, na época um serzinho de 14 mm, apareceu na tela do exame!
Enfim, são coisas que acontecem, mas pelo menos você já sabe que, quando chegar a hora, é melhor segurar um pouco a ansiedade e aguentar a expectativa, pois não adianta fazer o ultra-som muito cedo. E se por acaso se confirmar uma gravidez anembrionária, não se desespere! É triste, sem dúvida, mas isso não impede que você engravide novamente e logo tenha nos braços o bebê mais lindo e fofo do mundo – o seu, é claro!

Arquivo do blog