segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Adaptação – parte I


Já agreguei o “parte I” ao título, pois sei que esse assunto ainda vai render muito “pano prá manga”. E antes de contar a minha saga da semana que passou, gostaria de compartilhar com vocês o comentário enviado via facebook pela amiga Rejane Bernardes, também jornalista e responsável pelo blog Cheirinho de Mãe, sobre como está sendo a experiência dela e da filha nos primeiros dias de escolinha:

“Gi, a julinha tb é assim, acorda umas 7h30 e quer dormir perto do almoço, mas como ela dorme bem essa soneca (duas horas), eu deixo, pq na escolinha tem mto barulho e ela não descansa igual. Julinha entrou semana passada na escola. Tem só 9 meses e meu coração quase despedaçou inteiro. Que doooooooooooorrrrr q dá! Na sexta ela já estava melhor, ficando mais tempo, sem chorar e brincando mais. Passou o final de semana e hj fui levá-la. Claro que chorou. Eu??? Quase morri pq agora não posso mais voltar pra dizer q tá tudo bem como na semana passada que passei a semana praticamente junto com ela na escolinha. Ela entrava em crise de choro e eu ia lá, dizia q tava tudo bem, pra ela brincar, q era legal, mostrava e dizia q voltava pra buscar. Ela ficava bem qdo eu entregava pra professora, mas passado 10 min começava o choro. No comecinho eu até entrava na salinha dela. Depois fui me afastando e ela foi se ambientando. Mas como veio o final de semana, ai a adaptação recomeça até ela não estranhar mais. Todas as dicas, conselhos, tudo é importante. Mas pra mim, o maissss importante, é termos a tranquilidade de sabermos q estamos fazendo certo e messssmo assim dóoooooooiiii muitooooo. Hj tive q deixar ela chorando e sair. Fiquei uma hora chorando sozinha dentro do carro… mas ciente de que ela estava bem lá e qualquer coisa me ligariam. Aaaaa, eu ligo pra saber como ela está hehehe. beijos amiga e boa sorte!

Maravilhoso esse depoimento, não é mesmo?! Obrigada, Rê!
Bom, e enquanto aguardo pelo primeiro dia de aula da Raphinha, o que se dará na quinta-feira (14/02), sigo em nossa tentativa de regularizar o soninho dela. Pois como trabalho às 14 horas, não posso esperá-la acordar ao seu bel prazer para só então levá-la ao colégio e seguir para meus afazeres. Como falei que faria no último post, coloquei em prática a tática de sair mais cedo para passear com ela e realmente tem funcionado! Gastando energia mais cedo, ela se entregou ao sono antes também. O único problema é adaptar também a minha própria rotina. Com os compromissos da semana, acabei não conseguindo seguir a “receita” todos os dias; no entanto acho que vai dar certo, pois com as pendências resolvidas, daqui prá frente é só eu me organizar melhor.
Foto: G.S.Rutkoski
Mas além da questão do soninho durante o dia, tenho outras duas super novidades. A primeira é que consegui levar a Raphaela para conhecer a escola. Não, ainda não fizemos a adaptação propriamente dita, mas pude levá-la para conhecer o espaço, ver as crianças (que estão em colônia de férias) e ela adorou!!! Gostou tanto que nem queria ir embora. Só espero que seja assim quando ela for para ficar mesmo, rsss...
A segunda novidade é que ela finalmente começou a dormir “sozinha” no berço. Quem acompanha o blog sabe que até poucos dias atrás a Raphinha ainda só dormia no colo (aja braço e coluna!!!)... Em grande parte sei que temos culpa nisso, mas como ela tinha muita cólica e refluxo no começo, não tínhamos outra alternativa a não ser embalá-la no colo para dormir, por  várias noites... e assim, fomos (mal) acostumando nossa pequenina. Já havia feito várias tentativas de deixá-la adormecer no berço, mas ela ficava se revirando de um lado para o outro e acabava transformando tudo numa brincadeira e não dormia de jeito nenhum. Desta vez o que aconteceu foi que, depois de muito se revirar no colo para um lado e para o outro sem se aquietar, disse a ela: “Olha amor, você já está ficando bem grandinha, já está com quase um ano e meio; está na hora de começar a dormir sozinha no bercinho”. Como num passe de mágica ela entendeu a mensagem e pediu para ir para o berço. A coloquei lá, e disse que abraçasse a almofadinha com a oração do Santo Anjo (que ganhou da amiga Karen Koerich Gerber) que o anjinho a protegeria durante o sono. Fiquei ao seu lado, fazendo “chuchuchu”, som que ela vira e mexe pede para que eu faça e em poucos segundos ela adormeceu!!! Na noite seguinte repetiu a dose e espero que siga sempre neste ritmos daqui para a frente, rsss...
Por hora é isso. Aguardem as “cenas do próximos capítulos”, hehehe ;)

Arquivo do blog