terça-feira, 5 de março de 2013

Palpite extra: O FIM DO CHORO DO BEBE EM POUCOS SEGUNDOS

          Mamães, papais, bebês e cia, compartilho com vocês esta matéria imperdível com direito a entrevista com o dr. Harvey Karp, autor do livro "O bebê mais feliz do pedaço" sobre o qual falamos no primeiro post do blog!!!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Um tempo só prá você

Como o título do post da semana deixa claro, dessa vez o foco não são os bebês, pelo menos não diretamente, e sim as mamães. O fato é que muitas mulheres, depois que se tornam mães, esquecem de si mesmas. Às vezes não são nem elas que esquecem de que precisam de um tempo para si, mas as pessoas com quem convivem, e, sem a colaboração destas, simplesmente não conseguem arranjar um espaço livre na agenda em meio ao novo ritmo e à nova rotina que além dos afazeres domésticos, do trabalho e da vida conjugal, inclui agora um ser totalmente dependente 24 horas por dia. Mas ainda assim, é preciso dar-se um tempo; nem que você não tenha com quem contar e precise pagar para alguém ficar um pouco com o bebê.
É claro que não é fácil reservar um tempo para si nos primeiros meses. No início é tudo muito intenso, tanto a mãe quanto o bebê estão em fase de adaptação e é necessário mesmo uma dedicação praticamente exclusiva. Mas à medida que o neném cresce, é importante que você tenha um momento só seu. E não estou falando de tempo para comer, beber e ir ao banheiro; isso são necessidades básicas, coisas que você precisa fazer para garantir a sua sobrevivência. No entanto, não estamos falando aqui de sobreviver, e sim de viver bem, de qualidade de vida para você e, consequentemente, para o baby. Ou alguém duvida que uma mãe descansada e realizada terá melhores condições de cuidar de seu filho do que uma mãe exausta e frustrada?
O fato é que, aos poucos, algumas coisas precisam ser retomadas pelo seu próprio bem e do bebê também, sem dúvida. Mas não se desespere se você ainda está na fase de mal conseguir pentear os próprios cabelos ou de trocar o pijama antes do almoço. Eu mesma só agora, um ano e seis meses depois do nascimento da Raphaela, é que consegui o “meu momento”. É, faz poucas semanas que consegui um tempo para recomeçar a fazer uma atividade física! Até então, o trabalho e o blog eram praticamente meus únicos “passatempos”; se é que o serviço pode ser chamado dessa forma... 
Foto: Terezinha Bittencourt
Mas enfim, o que quero dizer é que não importa de que forma você vai usar o seu momento (pode ser fazendo pilates ou compras; caminhando ao ar livre ou simplesmente rindo bastante; indo ao teatro, ao cinema ou mesmo saindo com as amigas), nem de quando você vai usufruir disso; mas desde que você não abra mão de, uma hora ou outra, se dedicar para si!
Para reforçar o que disse, encerro este post com um excelente artigo da psicóloga Márcia Luz que tem tudo a ver com o tema.

A MULHER E A SÍNDROME DO PAPEL TOALHA
*Márcia Luz 
Foi-se o tempo em que a função das mulheres na sociedade era restrita ao lar. Hoje, deixaram de ser coadjuvantes e passaram a assumir um papel cada vez mais ativo na sociedade, onde comandam grandes empresas e até mesmo países.  Apesar disso, as funções domésticas e as responsabilidades na família ainda são quase que exclusivamente delas.
Mas será que a mulher consegue conciliar a jornada de trabalho com as tarefas domésticas e ainda ser boa esposa, mãe e indivíduo? Dificilmente. A mulher do século XXI sofre tanto com essa sobrecarga de papeis que acaba se esquecendo de cuidar do principal, que é si mesma. Essa falta de tempo se reflete na saúde feminina e, aliada a uma avalanche de responsabilidades, acarreta em uma maior predisposição a doenças, como as cardiovasculares, a endometriose e a fibromialgia. Isso sem contar todas as outras complicações causadas pelo estresse.
Posso utilizar um exemplo que traduz bem esse quadro e que sempre acontecia comigo: uma mulher e sua filha lavam as mãos em um banheiro de um shopping, e a mãe, zelosa e cuidadosa, pega o papel para a filha enxugar as mãos, antes mesmo de enxugar as suas. Sua intenção é das melhores, mas a filha acaba recebendo o papel molhado, já que a mulher deixou para secar as suas mãos por último. O que deve ser percebido é que, se a mãe secasse suas mãos antes, acabaria cuidando melhor de sua filha, mesmo que não a colocando em primeiro plano, e esse é o grande segredo.
Parece clichê, mas a partir do momento em que a mulher se coloca como prioridade, ela tem sua autoestima elevada e consegue se dedicar de maneira muito mais completa em todas as áreas de sua vida. Dessa forma, é mais provável que alcance o sucesso, seja no aspecto que for.
São por todos esses motivos que as mulheres devem, sim, dedicar um tempo para suas atividades de lazer, descanso e bem-estar. Pois além de cuidar de sua saúde, vai garantir que todos aqueles à sua volta enxuguem as mãos com folhas de papel secas.

*Marcia Luz é psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestalt-terapia e mestre em Engenharia de Produção. Autora dos livros Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena, Outras Lições que a Vida Ensina e Arte Encena, Construindo um Futuro de Sucesso e Agora é Pra Valer, também atua como coach executiva e pessoal formada pelo ICI (Integrated Coaching Institute), com curso certificado pelo ICF (International Coaching Federation). É Sócia-presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda.

Arquivo do blog