segunda-feira, 9 de julho de 2012

Gestação - parte 4: Susto! Gravidez anembrionária?

Você sabe o que é isso? Gravidez anembrionária é aquela em que o embrião não se desenvolve. Ocorre a fertilização do óvulo, mas o saco gestacional permanece vazio; por conta disso é chamado de “ovo cego”. Para quem quiser ter mais informações sobre este tipo de gestação, que é mais comum do que se imagina, sugiro este link, no entanto, o que gostaria de partilhar aqui é o susto que levei assim que fiquei grávida.
Quando se está tentando engravidar, e especialmente no início da gestação, é normal que a mulher fique super ansiosa, doida para saber como será o seu bebê, para vê-lo, saber se está tudo bem, se é menino ou menina, etc e tal. E comigo não foi diferente. Assim que recebi o positivo do teste de gravidez, fui correndo fazer um ultra-som antes mesmo de ir a minha ginecologista e obstetra, que na última consulta já havia deixado comigo uma guia para fazer o exame. Mal sabia eu que estava indo cedo demais!

Ultra-som - 5 semanas de gestação:
             "Embrião não visualizado"
Acontece que até por volta da 5ª semana de gestação, que era a que eu estava, ainda não é possível visualizar o embrião. Resultado: No exame apareceu apenas o saco gestacional e ficamos, eu e meu marido, na maior apreensão. Preocupada fui em busca de informações na internet e foi aí que descobri a existência da tal gravidez anembrionária. Psicologicamente abalada e arrasada com a possibilidade de estar passando por esta situação tive meus primeiros enjôos.

Fiquei muito triste, mas ao ir a médica ela me tranquilizou um pouco aconselhando que esperasse por mais duas semanas e repetisse o ultra-som. Aquelas duas semanas foram muito longas... Lembro como se fosse hoje a expectativa do período.

Ultra-som - 7 semanas de gestação:
Embrião com 14 mm!
E tudo se transformou num grande alívio quando minha bebezinha, na época um serzinho de 14 mm, apareceu na tela do exame!
Enfim, são coisas que acontecem, mas pelo menos você já sabe que, quando chegar a hora, é melhor segurar um pouco a ansiedade e aguentar a expectativa, pois não adianta fazer o ultra-som muito cedo. E se por acaso se confirmar uma gravidez anembrionária, não se desespere! É triste, sem dúvida, mas isso não impede que você engravide novamente e logo tenha nos braços o bebê mais lindo e fofo do mundo – o seu, é claro!

23 comentários:

  1. Oi, Gio!

    Já passei por isso e sei bem como é angustiante! Dá um sentimento de impotência, mas é perfeitamente superável.
    Bjo!

    Bete

    ResponderExcluir
  2. Oi Bete, obrigada por comentar aqui no Blog. Não sabia que você havia passado por essa situação, mas vi que tirou de letra, não é mesmo?! Um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. fiz duas ultrasoso vejo o saco gestacional tive pequeno sangramento . a medica pediu pra epetir o ultra daqui 7 dias seja o que deus quiser se estiver gravida posso estar de 4 a 5 semanas ver seu dpoimento me ajudou bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário e depoimento. Vamos ficar na torcida com você! Se possível, passe por aqui novamente ou nos mande uma mensagem contando o resultado, ok?! Força! Abs,

      Excluir
  4. oi Giovana...eu tbem sou Giovana...estou grávida de 6 semanas e estou passando por isso...assim que descobri a gravidez a minha GO me aconselhou a fazer uma US para saber se estava correndo tudo bem e principalmente saber se a gravidez estava sendo gerada no útero e não nas trompas... então com 4 sem e 4 dias lá fui eu fazer a US, a médica conseguiu visualizar o saco gestacional e a vesícula vitelínica mas o embrião não foi visualizado...super normal para o meu estágio da gestação... 1 semana depois eu percebi um leve sangramento ao me limpar do xixi e fui ao PS para ver se estava td bem, lá eu fiz novamente uma US e nada do embrião... a médica do US me explicou que poderia ser que minha gestação não estivesse evoluindo normalmente... meu chão se abriu ali... como assim???? estou acompanhando a evolução pelo beta hcg, que esta dobrando bem a cada 72 horas, mas tenho que esperar até a semana que vem para refazer a US, pois ai sim estarei com 7 semanas, onde normalmente se visualiza o embrião...eita agonia... estou apegada ao fato que a US do PS era de péssima qualidade e que a da clinica era excelente... faz diferença, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi o seu resultado? Estou vivendo exatamente a mesma situação e a próxima ultra será na próxima semana... Estou angustiada...

      Excluir
  5. Estou passando por isso, hoje fiz minha primeira ultra e só apareceu o saco gestacional, estou muito triste. o médico pediu para que eu repetisse o exame daqui há 15 dias. Deus é fiel, quando for fazer a segunda ultra meu bebê vai estar lá eu creio.

    ResponderExcluir
  6. Estou passando exatamente por isso, irei fazer o exame dia 10/10 e estou morrendo de agonia, mas entrego nas mãos de Deus e estou aguardando ansiosamente.
    Volto aqui para contar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ficar na torcida. Volte aqui sim para nos contar o desenrolar desta história; e independente do resultado não desanime! Enquanto aguarda, procure relaxar e se distrair, assista a um bom filme, vá ao teatro, passeie ou dê uma boa caminhada para aliviar a tensão e a ansiedade. Bjs

      Excluir
  7. passei por isso há um mês
    fiz k ultra com cinco semanas e nada apareceu os médicos do ps na me deram esperança ainda mais pq tive um sangramento,mesmo assim pediram pra eu repetir a ultra em dez dias, foram os mais longos e ansiosos.no dia fiz a ultra o bebe apareceu e ate ouvi o coração,foi uma felicidade sem igual. todas que estejam passando pot isso aguarde e repitam exame. se dependesse do medico do ps eu só devia aguardar pelo aborto
    beijos e boa sorte pra entendemos que a natureza tem suas regras e algumas vezes só podemos esperar que o melhor aconteça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo seu depoimento! Obrigada pelo testemunho e parabéns pela persistência, por acreditar, por não desistir!!! E que venha um lindo bebê!!! Abs

      Excluir
  8. Nossa muiito liindo adorei,tambem tenho passado por alguns obstaculos,mais desistir jamais!!!
    Deus no comando sempre!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi sou cristina e também estou passando por isso descobri que estou gravida faz uma semana,como estou com um pouquinho de corrimento marrom meu médico pediu para fazer uma ultra trans e assim foi feito so que so deu pra ver o saquinho gestacional o meu médico praticamente disse qur vou ter um aborto a qualquer momento,estou esperando quinta pra fazer outra ultra mas o desespero e muito grande estou a espera de um milgre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força, Cristina! Sei que não é fácil, mas procure se manter calma, fazer coisas que lhe tragam tranquilidade e alegria. Independente da sua crença, ore a Deus e creia que o melhor acontecerá. E seja qual for o resultado, não desanime!

      Excluir
  10. estou apreensiva. estou com diagnostico de gravidez anembrionada, muito triste, tive esse diagnostico na quinta semana de gestacao. estou com sangramento leve. mas esperando por um milagre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fé, Marciana! Coloque tudo nas mãos de Deus e creia que Ele fará o melhor!!!

      Excluir
  11. meninas, estou passando pela mesma aflição! A princípio uma noticia ótima: GESTAÇÃO GEMELAR, em seguida sacos gestacionais vazios, provavelmente uma gestação anembrionária. Farei o exame semana que vem novamente, acreditando no milagre divino, em Deus que dá a vida e ressuscita! Espero segurar meus gêmeos nos braços...

    ResponderExcluir
  12. Fui diagnosticada com gravidez enembrionaria na ultrassonografia deu q estava de 7 semanas ....só q nas minhas contas estou com 5 .. Estou esperando 15 dias pra repetir a ultra ...porém tenho um leve corrimento avermelhado somente quando vou ao banheiro. ..Estou medicada de repouso....a espera de um milagre ...

    ResponderExcluir
  13. Boa noite.
    Fiz uma Ultrassom e o resultado deu (Gestação tópica de 07/08 semanas, vesícula Vitelínica aumentada medindo 14,2 mm e embrião não visualizado).
    Estou muito preocupada porque fiz uma pesquisa e nessas condições e tamanho do saco gestacional (o saco está com diâmetro médio de 25,3) pode ser gravidez anebrionaria.
    (Dum)data da última menstruação foi dia 03/10 por essas datas era pra já está aproximadamente com 9 semanas.
    A médica pode ter confundido a VV com o embrião?
    Me ajudem por favor
    Vou repetir a ultrassom daqui a uns 10 dias.

    ResponderExcluir
  14. Ano passado em 2015 tive a tristeza de ter uma gestação anembrionada e tive que fazer curetagem. Após 1 ano e 6 meses lá estou eu grávida novamente e olha o medo de acontecer o mesmo. Relutei em fazer a primeira ultra mas o médico insistiu pra ver se estava tudo bem e as 6 semanas e dois dias pela data da DUM vi meu Bb e seu coração pulsando.Emoção sem igual. Chorei de alegria. Meninas não desistam. Eu estou tomando muito cuidado e já fazendo o uso de ultrogestan para prevenir aborto.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde meninas, estou feito louca lendo tudo q encontro na net. Fiz 2 betas e deram negativo. Na Us apareceu o saco gestacional. A medica pediu pra repetir a ultra em 2 semanas. Estou anciosissima... Será gravidez, gestação anenbrionaria, cisto. Oh meu Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas estou passando pela mesma aflição!Estou gravida de 5 semanas e 4 dias, hoje fiz minha primeira ultra e só apareceu o saco gestacional, estou muito triste. o médico pediu para que eu repetisse o exame daqui há 21 dias.Ainda com 9 dias de sangramentos. Deus é fiel, quando for fazer a segunda ultra meu bebê vai estar lá eu creio.

    ResponderExcluir
  17. Comigo foi diferente com 7 semana, comecei a perder sangue fui na maternidade mim avaliaram ,era começo de aborto,vontade de furar o chão e entra nele.Minha gravidez tão esperada não sabia o q fazer ,fui ao meu ginecologista ela fez uma ultrassom e não via o embrião só o saco ,n acreditei naquilo fui em outro lá ele mim explicou q o meu corpo já estava reconhecendo que n tinha feto e que iria expulsar e isso aconteceu cm 7 dias depois pedir meu bebê que eu tenho certeza q seria um menino .Mais agora tô aqui mim recuperando pq meninas foi muito ,mas tenho fé que eu irei ter um bebê arco íris agora em nome de Jesus

    ResponderExcluir

Arquivo do blog