segunda-feira, 4 de junho de 2012

Gestação - parte 2


No primeiro post sobre agestação fiz um “apanhado geral”, digamos assim, sobre o tema. Desta vez vou falar dos primeiros sinais da gestação. Muitas amigas me perguntam como eu soube que estava grávida. Bom, certeza, certeza mesmo eu só tive quando fiz o exame de sangue, mas antes disso já comecei a desconfiar por conta de alguns fatores.
Foto: André Sielski - Zoom Photo
O primeiro sinal que me deixou em alerta, bem antes da barriguinha surgir, foi a dor nos seios. Na verdade sempre que eu estava para ficar menstruada meus seios ficavam doloridos, mas quando engravidei essa dor ficou muito mais intensa. Eu ainda não sabia que estava grávida, porém percebi que os seios estavam muito mais sensíveis do que o normal, como se estivessem cheios.
O segundo sinal e que, incontestavelmente, me fez suspeitar da gravidez foi o atraso da menstruação. Como meu ciclo variava às vezes, deixei passar um dia, dois, três, quatro, cinco dias! A essa altura estava eufórica, mas decidi guardar tudo em segredo para não criar falsas expectativas. Fui à farmácia, comprei o exame “Bebê Test” e na manhã seguinte fiz o teste. Antes mesmo dos 5 minutos que recomenda-se aguardar já apareceram as duas tirinhas cor de rosa, sinal de exame positivo!
Só então contei para meu marido e, em seguida, para meus pais. Porém, como esses testes de farmácia não são 100% confiáveis, fomos a um laboratório tirar a “prova dos noves” fazendo o exame de sangue. E mais tarde, pela internet, veio a confirmação: sim, eu estava grávida!
Mas atenção, especialmente para as meninas que estão aguardando por um “sinal de vida”: nem todas sentem as mesmas coisas e algumas nem sentem! Como assim? Talvez algumas mulheres sejam mais sensíveis do que outras, mas o fato é que os sinais variam e nos primeiros dias, ou meses, nem todas os percebem. Há até algumas que não percebem nada durante os noves meses de gestação! É o caso das entrevistadas do programa “Eu não sabia que estava grávida!”, do Discovery Home & Health. Claro que essa é uma situação extrema, de passar toda a gravidez sem se dar conta de que se está esperando um filho; no entanto o importante é saber que os sinais podem variar de mulher para mulher.
Minha madrinha disse que também percebeu que estava grávida por conta dos seios doloridos; já uma amiga começou a ficar enjoada; outra com mais sono do que o normal; e uma terceira não sentiu nada disso, apenas a menstruação é que deixou de vir. E para você, que já é mãe, quais foram os primeiros sinais da maternidade?

2 comentários:

  1. Quase inacreditável mas só soube que estava grávida com 12 semanas de gestação, por causa de fortíssimos enjoos, seguidos de mto vômito que assim permaneceram comigo até o dia do nascimento do Oliver.

    Quase loucura, né?! 12 semanas!!! Como?! Rs
    Me explico brevemente, rs. Tenho hipotireoidismo faz 10 anos, um dos sintomas é irregularidade total da menstruação, chego a ter "atrasos normais" de até 34 dias! Foi o máximo que já contei, rs.
    Queriamos mto um bebê e estávamos lutando por ele, depois de alguns exames negativos resolvi desencanar e ficar atenta apenas aos sinais, além da ausência da mesntruação, já que essa só me atrapalhava.
    E acreditem, ver um negativo pra quem deseja mto um bebê é doloroso e sofrido.

    Assim foi comigo! =)
    Não tive dores nos seios, nem inchaço, minhas unhas estavam lindas e fortes (li que unhas ficam fracas e quebradiças, rs)...

    Vamos ver como será a segunda gestação! Rs
    Qdo tiver novidades venho ao blog contar, dizem que nunca é igual... será?! =D

    Beijos,
    Monike!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo, Monike! É, realmente cada gestação é única e as sensações podem ser as mais variadas... Pode-se dizer que na maior parte das vezes é uma mistura de desconforto com muito felicidade, rsss (alguém explica isso?)... Já estamos morrendo de curiosidade para saber como será essa sua "segunda aventura"!!! Queremos todos os detalhes, heim?! Bjsss

    ResponderExcluir

Arquivo do blog